quarta-feira, 6 de junho de 2007

Fases da Educação Digital

Objetivando desenvolver na comunidade a conscientização sobre o mundo informatizado, as formas de utilização das tecnologias existentes e a participação ativa no mercado de trabalho através das qualificações necessárias para seu desenvolvimento pessoal, o projeto contará com a aplicação de duas fases distintas demonstradas a seguir:

Primeira Fase – Popularização da Informática

Curso intensivo direcionado para maior número de pessoas possíveis dentro da comunidade, objetivando a minimização do distanciamento cultural existente em relação as tecnologias existentes. O conteúdo programático será subdividido em 3 módulos distintos, elaborados para fornecer um desenvolvimento gradativo dos assuntos abordados

1º Módulo - Noções de micro-informática
2º Módulo - Plataforma operacional gráfica. De acordo com a tecnologia disponível e a situação financeira estabelecida na ocasião da implantação da Unidade, poderá ser adotado o WINDOWS, mas dar-se-á preferência para adoção de LINUX ou qualquer plataforma baseada no conceito de SOFTWARE LIVRE.
3º Módulo - Novas perspectivas de mundo com a INTERNET e sua utilização através de navegadores tais como: INTERNET EXPLORER, NETSCAPE NAVIGATOR ou qualquer aplicativo de navegação de utilização gratuita baseado no conceito de SOFTWARE LIVRE

Destina-se aos cidadãos das comunidades menos favorecidas do Estado do Amapá que não possuam nenhum conhecimento na área de informática, respeitados os pré-requisitos estabelecidos pela própria comunidade.

Segunda Fase – Qualificação Profissional

Curso semi-intensivo direcionado aos integrantes da Comunidade que efetivamente se interessaram pelas tecnologias da informação trabalhadas na primeira fase e/ou cidadãos detentores de fundamentação básica sobre informática adquirida através de outras formas de ensino, que queiram dar continuidade no processo de ensino-aprendizagem para uma formação individual com característica mais profissional. O início desta fase dar-se-á após contemplada uma parcela significativa de cidadãos na fase anterior sem o comprometimento de continuidade desta para o restante da comunidade envolvida. Tal parcela será definida pela própria comunidade através de estudos sobre o total de cidadãos que podem ser beneficiados em todo projeto em comparação a popularização já efetivamente realizada em valores absolutos. Um único módulo contemplando a utilização de pacotes aplicativos amplamente difundidos nos setores econômicos atrelados a automação de escritórios, administração comercial etc.

Módulo Único - Otimização de procedimentos para produção e gerenciamento de textos, planilhas numéricas, gráficos, bases de dados e apresentações visuais, através do ms-office , lotus smartsuite, mas dar-se-á preferência para adoção de star office ou qualquer pacote baseado no conceito de SOFTWARE LIVRE, tal qual open office.

Destina-se aos cidadãos das comunidades menos favorecidas do Estado do Amapá que já possuam conhecimento básico de informática comprovadamente adquirido fora do projeto ou aqueles concluintes da primeira fase que queiram dar continuidade no processo de ensino-aprendizagem para complementação de sua formação profissional.

Nenhum comentário: