Objetivando estabelecer equipes de multiplicadores do conhecimento com utilização de cidadãos da própria comunidade, cada fase do projeto será composta de duas etapas distintas.
O treinamento em cada etapa será realizado em uma sala/laboratório equipada com os recursos necessários para o tratamento das tecnologias da informação e instalada no local selecionado para implantação do núcleo do projeto, e se dará através da combinação de aulas teórico/práticas subdivididas pelo conteúdo programático proposto.
Primeira Etapa - Qualificar e Selecionar Monitores
Os módulos serão ministrados pelos profissionais do PRODAP ou por ele indicados, no intuito de resguardar a plena capacitação dos membros da comunidade selecionados para composição do quadro de multiplicadores. No máximo duas turmas concomitantes de candidatos a monitores com quantidade estabelecida a partir da relação de um indivíduo por equipamento instalado. Os candidatos a monitor, ao final de cada módulo, serão avaliados através de uma produção prática e escrita, combinada à análise de desenvoltura, interesse e inventividade. Com o resultado dessa combinação, serão selecionados 40% dos alunos objetivando a formação do quadro de reserva do grupo de excelência do Projeto. Serão certificados todos alunos, mediante sua presença ininterrupta no curso e apresentação dos trabalhos que serão solicitados ao término de cada módulo. Aos alunos selecionados para o grupo de excelência, será conferida pelo PRODAP a certificação especial de MONITOR CIDADÃO DIGITAL .
Objetivando a continuidade do projeto na segunda etapa, serão convocados os alunos com maior aproveitamento do grupo de excelência, em quantidade necessária à atender a demanda de períodos de funcionamento para as turmas estabelecidos pela comunidade. À cada aluno convocado será oferecida uma bolsa de estudos em contra-partida a dedicação de 4 horas diárias definidas para multiplicação de conhecimento e/ou monitoramento da sala/laboratório na utilização de tais recursos pelos membros da comunidade.
Segunda Etapa – Repassar para a Comunidade
Os módulos serão ministrados pelos alunos certificados como MONITOR CIDADÃO DIGITAL na primeira etapa do projeto nas duas fases distintas de conteúdo. A quantidade de turmas simultâneas será estabelecida pela comunidade de acordo com a demanda local existente. A quantidade de treinandos em cada turma se dará através da relação de no máximo dois indivíduos por equipamento instalado. Os treinandos, ao final de cada módulo, serão avaliados através de uma produção prática e escrita. As avaliações servirão de base para as análises de resultados do Projeto. Serão certificados todos alunos, mediante sua presença ininterrupta no curso e apresentação dos trabalhos que serão solicitados ao término de cada Módulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário