quarta-feira, 6 de junho de 2007

Nota

Este espaço digital visa expor o "Projeto Cidadão Digital" como um programa executado pelo Governo do Estado do Amapá durante a gestão 1999/2002. Em nenhuma hipótese a exposição do mesmo tem por objetivo desviar sua idealização e execução para este autor, no entanto, enquanto Gerente de Projeto do PRODAP, fui encarregado da formatação textual e gráfica do projeto descritivo - a partir das especificações originais -, bem como conduzi a implantação, assumi a coordenação operacional e participei ativamente de sua difusão no âmbito nacional, como atestam algumas participações em eventos significativos, dentre eles:

  • VII CONIP em São Paulo/2001 - palestrante oficial

O projeto foi extinto em janeiro de 2003 e foi incorporado a outras atividades do Governo do Estado do Amapá.

Logomarca Oficial
















Direitos de Imagem reservados ao Governo do Amapá 1999/2002

Imagem Representativa

Introdução

O novo milênio, momento subordinado à égide das tecnologias revolucionárias, nos remete a um mundo novo em criação vivendo sob a velocidade do imediato. Àqueles que já se encontram inseridos neste contexto, a percepção da realidade proporciona a reflexão das coisas com as quais compartilhamos durante muito tempo e que hoje começam a perder sentido frente a nova concepção social.

O mundo geográfico que conhecemos, marcado por fronteiras, línguas, moedas e civilizações, também se altera. Desse modo, encontramos o fenômeno da globalização, que solidificou-se quando a tecnologia da informática se associou às telecomunicações e possibilitou a interligação acelerada entre os povos.

Durante esse período, momento de grande significado para toda a humanidade, pelos desafios oriundos dos grandes desequilíbrios entre os avanços tecnológicos e a generalização da pobreza predominantes na maioria dos países, o Governo do Amapá implantou as bases de um novo modelo de desenvolvimento, criando uma multiplicidade de iniciativas voltadas à construção de uma realidade sociocultural mais igualitária no Estado.

Em nível global, alguns fatores estratégicos como a crescente desorganização climática planetária, levando à necessidade de mudanças profundas no modelo de produção e consumo, as descobertas resultantes do avanço da biotecnologia e da engenharia genética, abrindo possibilidades inusitadas para o bem-estar da humanidade e acordos globais sobre problemas chaves do desenvolvimento, colocando em um mesmo cenário países ricos e pobres, abriram espaço para negociações que podem criar um futuro melhor aos cidadãos.

Nesse quadro, as possibilidades de construir com sucesso um modelo de desenvolvimento não excludente, que respeite o patrimônio natural, que enfrente o desafio de geração de empregos e renda e que amplie os espaços de exercício da cidadania, existem, mas será necessário enfrentar alguns elementos novos derivados do processo de globalização e liberalização da economia marcados pelo final do século e início dessa nova revolução social.

Estado de Origem

O Estado do Amapá está localizado na região norte do Brasil a NE da Amazônia quase que inteiramente no Hemisfério Norte do Planeta. Possui 143.453 Km² de área territorial e extensão fronteiriça de 2.394 Km compartilhada com Suriname, Guiana Francesa, Estado do Pará e Oceano Atlântico.

Relativamente pequeno, se comparado com outros Estados da Amazônia, o Amapá concentra uma das maiores diversidades em ambientes naturais, já que faz parte de dois grandes domínios geográficos: o amazônico e o oceânico, o que lhe atribui características muito particulares quanto a formação e estruturação de seus ambientes naturais.

Do ponto de vista do relevo, o Estado é dividido em duas grandes regiões: uma interna, de relevo suavemente ondulado, com alturas médias de 100 à 200 metros, mas que podem atingir extremos de 500 metros, constituída por rochas cristalinas metamórficas e cobertas de floresta densa, e outra região costeira de planície que se estende ao leste até o Atlântico, e ao sul até o rio Amazonas.

A cobertura vegetal do Estado é composta por formações campestres, com cerrados e campos de várzea inundáveis ou aluviais largamente distribuídos no Estado e formações florestadas, com manguezais, florestas densas de terra firme, que ocupam mais de 70% da superfície e florestas de várzea, com ocupação econômica predominante por populações ribeirinhas.

Sua população de aproximadamente 450.000 habitantes é caracterizada pela descendência de portugueses, que chegaram no período da colonização; pelos negros, descendentes de antigos escravos africanos; pelos índios, de cinco etnias e pelos mestiços originados dessas raças. Subdividido administrativamente em 16 municípios, o Estado do Amapá possui a maioria dessa população distribuída na Capital Macapá e na área portuária de Santana, gerando no estado grandes vazios habitacionais.

Apresentação

O Projeto Cidadão Digital objetiva proporcionar a ampliação das fronteiras do conhecimento das comunidades menos favorecidas do Estado do Amapá, através da utilização dos recursos da tecnologia da informação e respectiva inserção digital no mundo da internet.

À essas comunidades será proporcionado acesso à informações sobre cultura diversificada, bem como, sua qualificação em ferramentas de informática, permitindo que o seu desenvolvimento pessoal e profissional, acompanhe as novas tendências do mercado de trabalho e da cultura globalizada.

Justificativa

Nessa nova era social, o novo indivíduo, o novo profissional, deverá rever constantemente suas qualificações, pois o mercado, cada vez mais solicita um trabalhador independente, voltado para a flexibilidade do sistema econômico e social. As novas gerações estão vivendo, uma realidade bastante distinta daquelas vividas até então, pois se o modo de produção é alterado, o modo de lidar com a realidade também se altera.

Surge então a mudança, a revolução. Trata-se de não mais dominar apenas as técnicas memorativas, mas de possuir inventividade acima de tudo.

Em função de todas essas exigências, impostas pelo próximo milênio e, de acordo com a Política de Desenvolvimento Sustentável do Amapá – PDSA, que dentre outras propostas, prima pela Cidadania através da popularização do conhecimento e desenvolvimento econômico e social do Estado, o Projeto Cidadão Digital se justifica.

O Projeto Cidadão Digital objetiva vivenciar aos Cidadãos envolvidos no aprendizado, a utilização de novas técnicas para assimilação do conhecimento e sua aplicação no modo de trabalho, bem como auxiliar as mudanças prementes na sua formação intelectual.

Objetivos

Gerais

O Projeto Cidadão Digital objetiva vivenciar aos Cidadãos envolvidos no aprendizado, a utilização de novas técnicas para assimilação do conhecimento e sua aplicação no modo de trabalho, bem como auxiliar as mudanças prementes na sua formação intelectual.

Específicos

Interação com o Conhecimento

Proporcionar acesso ao mundo de informações disponibilizadas pela rede mundial de computadores - INTERNET, bem como, fornecer instrumentos que possibilitem a identificação do inter-relacionamento entre as áreas do conhecimento, através da utilização correta da nossa língua, das relações lógicas, das aplicações matemáticas, do agrupamento de dados e das técnicas de comunicação e exposição de informações, utilizando-se para isso, de ferramentas para flexibilidade no gerenciamento do processo de trabalho tanto pessoal quanto profissional.

Desenvolvimento Pessoal

Fundamentar e aplicar os conhecimentos em uma plataforma operacional gráfica para microcomputadores, demonstrar e aplicar as técnicas para utilização de ferramentas de acesso a rede mundial de computadores, bem como, treinar e qualificar na operação de ferramentas de automação de escritórios.

Passos de Implantação

Celebração do Acordo

A celebração definitiva do acordo para implantação de uma unidade do projeto, pode ser obtida através do pronunciamento de interesse de uma dada comunidade e/ou iniciativa dos Órgãos Governamentais ou Programas de Atividades responsáveis pela promoção social do Estado do Amapá. As partes envolvidas serão convidadas a trocar informações sobre a viabilização financeira e operacional do projeto e definição das responsabilidades inerentes aos envolvidos, respaldadas pela assinatura do TERMO DE COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE.

Formação do Grupo Gestor

Tal atividade baseia-se na escolha de um grupo de pessoas da comunidade que irá Gerenciar o projeto nas demais fases de sua concepção local e execução continuada. Esse trabalho deve ser conduzido pelos líderes comunitários onde o projeto será implantado. Tal trabalho será acompanhado pelo PRODAP e seus parceiros no projeto, que irão orientar os trabalhos dos líderes comunitários na escolha de tal grupo a partir de critérios preestabelecidos em consonância com as diretrizes de desenvolvimento, fomento e assistência social do Estado do Amapá.

Definição do Local Físico

Para identificação do local físico indispensável ao processo ensino/aprendizagem, alguns critérios devem ser criteriosamente observados:

  • Fácil acesso e circulação dos interessados;
  • Salubridade e segurança física aos cidadãos participantes e aos equipamentos instalados;
  • Obrigatoriedade na utilização de espaços públicos ou comunitários, tais como: Centro Comunitário, Salão Paroquial, Associação de Moradores, Escola de Bairro, Clube ou qualquer outro local, desde preservados os direitos de acesso de qualquer cidadão nos horários preestabelecidos pela Comunidade

Deverá ser observada especial atenção para priorizar a utilização de escolas locais como espaços comunitários destinados à implantação do projeto, dada toda infra-estrutura preexistente nesses ambientes acadêmicos, similaridade pedagógica para a educação digital e necessidades especiais inerentes a sala/laboratório;

É imprescindível que o local escolhido possua uma linha telefônica reservada para uso exclusivo do laboratório ou link dedicado da concessionária de telefonia, objetivando sua conexão ininterrupta com o Provedor de Acesso do Governo do Estado do Amapá – ProdapNET ou Provedor de Acesso Parceiro na Execução do Projeto, durante o período de aulas ou outros momentos que se fizerem necessários para o acesso comunitário à internet.

Adaptações de Segurança

Dado o custo e a dificuldade financeira em disponibilizar a quantidade de equipamentos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos, algumas normas de segurança devem estar criteriosamente bem definidas, objetivando preservar a integridade física dos equipamentos, dentre elas: Vedação adequada do forro, portas e janelas objetivando o perfeito funcionamento do sistema de refrigeração e mínima suspensão de partículas de poeira no ambiente;
Rede elétrica balanceada à instalação dos equipamentos e
Grades de segurança nas portas e janelas, no intuito de evitar furtos e/ou depredações dos equipamentos instalados no local

Obtenção Equipamentos

Esse projeto trabalha basicamente a partir de doações de equipamentos da iniciativa privada e órgãos públicos municipais, estaduais e federais que não atendem mais as demandas específicas de trabalho dos mesmos, mas que encontram-se em perfeito estado de utilização. Objetivamente trata-se de aproveitar o que é ‘ultrapassado’ para um segmento de mercado, em detrimento de uma parcela da população que não possui acesso a nenhum tipo de tecnologia. Mesmo possuindo como uma das características marcantes a utilização de equipamentos usados para abertura das unidades do projeto, a aquisição de equipamentos novos não descaracteriza a proposta do mesmo, visto que fica a segurança na aplicação contínua das aulas e utilização laboratorial fica respaldada pela garantia de fábrica oferecida no ato da compra de equipamentos. Como proponente do projeto essa é uma atribuição inicialmente de responsabilidade do PRODAP, porém dadas as dificuldades na viabilização de doações junto aos diversos segmentos que podem surgir na época de sua necessidade e/ou situação financeira imprópria para aquisição de novos equipamentos, os parceiros envolvidos deverão assumir fortemente tal característica, conforme estabelecido quando da CELEBRAÇÃO DO ACORDO. Não obstante ao acordo, a comunidade pode contribuir de maneira significativa para conscientizar os líderes comerciais da região na qual encontram-se inseridos, sobre a prática de doação expontânea de tais recursos, bem como verbas suplementares para viabilizar com rapidez a instalação de equipamentos auxiliares ao desempenho do projeto.

Consolidação da Rede Lógica

Após analisado o espaço físico e determinado o número de computadores que serão instalados na comunidade, caberá ao PRODAP dimensionar e implantar a rede lógica necessária a conexão dos computadores com a internet. Subseqüentemente a este trabalho, dar-se-á a instalação do hardware e software necessário e sua configuração, objetivando atuarem de maneira integrada na rede de conexão à internet.

Indicação de Monitores a serem treinados.

Trata-se do 1º trabalho efetivo do Grupo Gestor, que novamente com apoio do PRODAP e seus parceiros, irão selecionar junto à Comunidade uma quantidade de pessoas que serão treinadas objetivando atuarem como MONITORES OFICIAIS ou MULTIPLICADORES do Projeto , mediante seu grau de desempenho durante o curso.

Treinamento Monitores e Seleção Oficial

Esse trabalho será realizado pelo PRODAP em contra-partida a indicação das pessoas da Comunidade selecionadas para tal momento. Trata-se de um trabalho minucioso, que envolverá o treinamento dos indicados e classificação dos que demonstrarem maior desempenho e aptidão para se tornarem MONITORES OFICIAIS. Tal treinamento se dará conforme estabelecido no Termo de Compromisso assinado entre as partes, quando da celebração do Acordo

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino-aprendizagem, subdivide-se em duas fases, cada qual com duas etapas de desenvolvimento. As fases resumem a diversidade de conteúdos que serão ministrados e as etapas representam a maneira pela qual cada fase será aplicada na comunidade.

Fases da Educação Digital

Objetivando desenvolver na comunidade a conscientização sobre o mundo informatizado, as formas de utilização das tecnologias existentes e a participação ativa no mercado de trabalho através das qualificações necessárias para seu desenvolvimento pessoal, o projeto contará com a aplicação de duas fases distintas demonstradas a seguir:

Primeira Fase – Popularização da Informática

Curso intensivo direcionado para maior número de pessoas possíveis dentro da comunidade, objetivando a minimização do distanciamento cultural existente em relação as tecnologias existentes. O conteúdo programático será subdividido em 3 módulos distintos, elaborados para fornecer um desenvolvimento gradativo dos assuntos abordados

1º Módulo - Noções de micro-informática
2º Módulo - Plataforma operacional gráfica. De acordo com a tecnologia disponível e a situação financeira estabelecida na ocasião da implantação da Unidade, poderá ser adotado o WINDOWS, mas dar-se-á preferência para adoção de LINUX ou qualquer plataforma baseada no conceito de SOFTWARE LIVRE.
3º Módulo - Novas perspectivas de mundo com a INTERNET e sua utilização através de navegadores tais como: INTERNET EXPLORER, NETSCAPE NAVIGATOR ou qualquer aplicativo de navegação de utilização gratuita baseado no conceito de SOFTWARE LIVRE

Destina-se aos cidadãos das comunidades menos favorecidas do Estado do Amapá que não possuam nenhum conhecimento na área de informática, respeitados os pré-requisitos estabelecidos pela própria comunidade.

Segunda Fase – Qualificação Profissional

Curso semi-intensivo direcionado aos integrantes da Comunidade que efetivamente se interessaram pelas tecnologias da informação trabalhadas na primeira fase e/ou cidadãos detentores de fundamentação básica sobre informática adquirida através de outras formas de ensino, que queiram dar continuidade no processo de ensino-aprendizagem para uma formação individual com característica mais profissional. O início desta fase dar-se-á após contemplada uma parcela significativa de cidadãos na fase anterior sem o comprometimento de continuidade desta para o restante da comunidade envolvida. Tal parcela será definida pela própria comunidade através de estudos sobre o total de cidadãos que podem ser beneficiados em todo projeto em comparação a popularização já efetivamente realizada em valores absolutos. Um único módulo contemplando a utilização de pacotes aplicativos amplamente difundidos nos setores econômicos atrelados a automação de escritórios, administração comercial etc.

Módulo Único - Otimização de procedimentos para produção e gerenciamento de textos, planilhas numéricas, gráficos, bases de dados e apresentações visuais, através do ms-office , lotus smartsuite, mas dar-se-á preferência para adoção de star office ou qualquer pacote baseado no conceito de SOFTWARE LIVRE, tal qual open office.

Destina-se aos cidadãos das comunidades menos favorecidas do Estado do Amapá que já possuam conhecimento básico de informática comprovadamente adquirido fora do projeto ou aqueles concluintes da primeira fase que queiram dar continuidade no processo de ensino-aprendizagem para complementação de sua formação profissional.

Etapas de Execução

Objetivando estabelecer equipes de multiplicadores do conhecimento com utilização de cidadãos da própria comunidade, cada fase do projeto será composta de duas etapas distintas.

O treinamento em cada etapa será realizado em uma sala/laboratório equipada com os recursos necessários para o tratamento das tecnologias da informação e instalada no local selecionado para implantação do núcleo do projeto, e se dará através da combinação de aulas teórico/práticas subdivididas pelo conteúdo programático proposto.

Primeira Etapa - Qualificar e Selecionar Monitores

Os módulos serão ministrados pelos profissionais do PRODAP ou por ele indicados, no intuito de resguardar a plena capacitação dos membros da comunidade selecionados para composição do quadro de multiplicadores. No máximo duas turmas concomitantes de candidatos a monitores com quantidade estabelecida a partir da relação de um indivíduo por equipamento instalado. Os candidatos a monitor, ao final de cada módulo, serão avaliados através de uma produção prática e escrita, combinada à análise de desenvoltura, interesse e inventividade. Com o resultado dessa combinação, serão selecionados 40% dos alunos objetivando a formação do quadro de reserva do grupo de excelência do Projeto. Serão certificados todos alunos, mediante sua presença ininterrupta no curso e apresentação dos trabalhos que serão solicitados ao término de cada módulo. Aos alunos selecionados para o grupo de excelência, será conferida pelo PRODAP a certificação especial de MONITOR CIDADÃO DIGITAL .

Objetivando a continuidade do projeto na segunda etapa, serão convocados os alunos com maior aproveitamento do grupo de excelência, em quantidade necessária à atender a demanda de períodos de funcionamento para as turmas estabelecidos pela comunidade. À cada aluno convocado será oferecida uma bolsa de estudos em contra-partida a dedicação de 4 horas diárias definidas para multiplicação de conhecimento e/ou monitoramento da sala/laboratório na utilização de tais recursos pelos membros da comunidade.

Segunda Etapa – Repassar para a Comunidade

Os módulos serão ministrados pelos alunos certificados como MONITOR CIDADÃO DIGITAL na primeira etapa do projeto nas duas fases distintas de conteúdo. A quantidade de turmas simultâneas será estabelecida pela comunidade de acordo com a demanda local existente. A quantidade de treinandos em cada turma se dará através da relação de no máximo dois indivíduos por equipamento instalado. Os treinandos, ao final de cada módulo, serão avaliados através de uma produção prática e escrita. As avaliações servirão de base para as análises de resultados do Projeto. Serão certificados todos alunos, mediante sua presença ininterrupta no curso e apresentação dos trabalhos que serão solicitados ao término de cada Módulo.

Infra Recursos Materiais

01 Ar Condicionado - Qtd 01
Refrigeração de 18.000 BTU´s

02 Quadro Imantado – Qtd 01
Dimensão mínima 1,50m x 1,00m ou equivalente

03 Computador – Qtd variável (04 a 10)
Configuração mínima pentium 233Mhz, HD 500Mb, RAM 16Mb, Placa de fax/modem 28.800 bps ou rede 10/100 Mbps, teclado, mouse e monitor colorido.

04 Mesa para computador
Dimensão mínima de 1,20m x 60cm por computador

05 Cadeira – Qtd variável (08 a 20)
Giratória, encosto e assento reguláveis, almofadada e revestida em tecido impermeável

06 Linha telefônica – Qtd 01
Dedicada para uso exclusivo laboratório

07 Pontos lógicos de rede – Qtd variável (04 a 10)
Tomadas de superfície, conector RJ45, canaletas, dutos e serviços de passagem das canaletas e dutos, lançamento e climpagem dos cabos e montagem do RACK.

08 Licenças de software
Aplicativos com utilização gratuita, tal como linux operacional gráfico e pacote staroffice

09 Prateleira de Aço – Qtd 01
Modelo básico de 5 à 6 prateleiras

10 Televisor – Qtd 01
Colorido de 20"

11 Suporte Parede para TV – Qtd 01
Resistência para TV 20"

12 TRANSCODER – Qtd 01
Padrão TV/PC/VC

13 path-panel – Qtd 01
12 portas

14 hub – Qtd 01
12 portas

15 rack – Qtd 01
Padrão 6Us

16 Pontos elétricos – Qtd variável (04 a 10)
Tomadas de superfície trifásico 110V com aterramento

17 Estabilizador Voltagem – Qtd variável (04 a 10)
110V com mínimo de 4 entradas/tomadas conexão

18 Impressora – Qtd 01
Jato de Tinta com cartuchos cromáticos individuais

19 Scanner – Qtd 01
Resolução mínima 9600 dpi

20 Apostilas – Qtd variável (08 a 20)
Introdução à Informática, Sistema Operacional Gráfico e internet

Infra Recursos Humanos

Geral

1 Equipe PRODAP
Responsável pela implantação e acompanhamento na execução e consolidação do projeto junto a comunidade envolvida

2 Professor/Instrutor 1
Fornecer a capacitação inicial dos treinandos a Monitor/Multiplicador do conhecimento para os demais membros da comunidade

Por Unidade Implantada

3 Grupo Gestor – Qtd 4 a 6 pessoas
Equipe formada por membros indicados pela comunidade atendida pelo projeto, com responsabilidade de fomentar a participação da coletividade e controlar a execução do mesmo

4 Multiplicadores – Qtd 1 a 3
Grupo selecionado para repassar o conhecimento adquirido para o restante da comunidade

Infra Outros Recursos

1 Espaço Físico
Receber os equipamentos necessários ao desempenho das atividades do projeto. Tamanho mínimo suficiente para receber a instalação de 5 computadores

2 Camisetas e Bonés com Logomarca Projeto
Identificar os Coordenadores do Projeto, Grupo Gestor e Multiplicadores do Conhecimento

3 Certificados
Contemplar a formação dos cidadãos

Custos

De Implantação por Unidade



Variação de Custos

Para melhor interpretação da variação do custo de implantação, o quadro abaixo demonstra o desembolso necessário para abertura de Unidades do Projeto Cidadão Digital, compostas de 4 à 10 equipamentos utilizando a consolidação da Infra Recursos Materiais.



Projeções de Resultados

Pessoas atendidos Unidade/Período/Ano

Situação Ideal

Situação esperada após a implantação efetiva do projeto.

A curto prazo

Disponibilização de um laboratório comunitário de informática dentro de um espaço público educacional, objetivando otimizar a utilização de estruturas locais preexistentes, diversificar os horários de utilização de tais espaços e aproximar a comunidade cada vez com maior freqüência das atividades educacionais locais. Outro resultado é a criação de endereço eletrônico para cada aluno inscrito no curso objetivando sua identificação digital na internet e instruções indicativas para inscrição/assinatura em Provedores de Acesso Gratuito à rede.

A longo prazo

Prioritariamente é o desenvolvimento intelectual do Cidadão que passa a descobrir novas maneiras de acessar informações e identificar o contexto social em que está inserido. Passa a vislumbrar a queda de barreiras entre os povos, o poder da informação e a velocidade com que ela circula. Aprende novas técnicas de organizar as suas próprias informações e armazena-las para utilizações futuras. De maneira complementar porém não menos importante, é a possibilidade de capacitar um grupo significativo de pessoas com otimização de recursos públicos, objetivando que o cidadão a partir do conhecimento adquirido, adentre no mercado de trabalho com uma nova postura profissional adequada as demandas existentes, e com isso integre-se nesse novo mundo em transformação que necessita de profissionais cada vez mais preparados e com diversas habilidades.